A Ideologia Alem

Author: Karl Marx
Publisher: Boitempo Editorial
ISBN: 8575591959
Size: 72.73 MB
Format: PDF, ePub
View: 2441
Download
Chega às livrarias a aguardada edição integral de A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels. Traduzida diretamente do alemão para o português por Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Martorano, com texto final de Rubens Enderle, a edição da Boitempo tem introdução escrita por Emir Sader e supervisão editorial de Leandro Konder, um dos maiores estudiosos do marxismo no Brasil. Além disso, será a versão mais fiel aos originais deixados pelos autores, pois a primeira no mundo traduzida a partir da inovadora Mega-2. Essa nova edição cuidadosa, que se tornará referência para todos os interessados nos escritos de Marx e Engels, foi feita dentro da tradição de rigor com os livros desses autores estabelecida pela Boitempo. A editora já lançou cinco das obras dos dois filósofos, todas traduzidas do original e sob a supervisão de reconhecidos especialistas. A ideologia alemã é considerada por muitos estudiosos a obra de filosofia mais importante de Marx e Engels. Escrita entre os anos 1845-1846, representa a primeira exposição estruturada da concepção materialista da história e é o texto central dos autores acerca da religião. Nela eles concluem um acerto de contas com a filosofia de seu tempo - tanto com a obra de Hegel como com os chamados "hegelianos de esquerda", entre os quais Ludwig Feuerbach. Esse ajuste passou antes pelos Manuscritos econômico-filosóficos, por A sagrada família, por A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, para alcançar em A Ideologia alemã sua primeira formulação articulada como método próprio de análise. A crítica - quase toda em tom sarcástico - dos dois filósofos ridiculariza o idealismo alemão e articula as categorias essenciais da dialética marxista (como trabalho, modo de produção, forças produtivas, alienação, consciência), constituindo assim um novo corpo teórico.

Um Toque De Cl Ssicos Marx Durkheim Weber

Author: TANIA QUINTANEIRO
Publisher: Editora UFMG
ISBN: 9788570413178
Size: 17.41 MB
Format: PDF, Kindle
View: 4849
Download
Através da abordagem de tópicos fundamentais da obra de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, 'Um toque de clássicos' busca facilitar aos leitores o acesso ao pensamento desses três teóricos da Sociologia.

O Devir Da Verdade

Author: William Baptista
Publisher: Letra Capital Editora LTDA
ISBN: 8577851680
Size: 25.59 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 7677
Download
Há em toda filosofia um inacabamento, uma carência, uma provisoriedade, uma abertura essencial. O que faz com que um pensamento seja filosófico é o seu estado de aberto, como um horizonte. Tal como um horizonte, que é constituído pela sua abertura e seu limite, toda filosofia é constituída pelo âmbito de pensamento que ela abre. E abrindo um âmbito fecha os outros. Debruçada sobre o seu âmbito, o seu tema e o seu questionamento, a filosofia está sempre voltando a formular sua questão, está sempre voltando a perguntar. Nenhuma filosofia jamais responde suficientemente a pergunta que ela mesma suscita. Nenhuma filosofia jamais abarca por inteiro o objeto que ela se propõe a interrogar. Nenhuma filosofia jamais percorre todo o campo do seu questionamento, jamais resolve todas as lacunas que ela mesma escava. E permanece filosofia exatamente por abrir seu horizonte e deixar mover esse horizonte em sua amplitude e nitude.

Itiner Rios De Ant Gona

Author: Barbara Freitag
Publisher: Papirus Editora
ISBN: 9788530801847
Size: 38.80 MB
Format: PDF, Kindle
View: 4256
Download
A questão da moralidade é aqui tratada numa pespectiva multidisciplinar que envolve filosofia, sociologia e psicologia de forma integrada, revelando as múltiplas facetas e a profundidade de tema tão controverso. Para a análise da problemática da moralidade, devemos nos remeter à ação dos indivíduos e ao julgamento condicionado pelas circunstâncias.

Mis Ria Da Filosofia

Author: Karl Marx
Publisher: Boitempo Editorial
ISBN: 857559589X
Size: 31.75 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 5565
Download
Miséria da filosofia, primeiro livro que Marx publicou sozinho e o único que redigiu em francês, foi escrito entre janeiro e abril de 1847, em Bruxelas, e saiu em edição custeada pelo autor, com tiragem de oitocentos exemplares, em princípios de julho. A obra de Proudhon que é objeto da crítica de Marx, Système des contradictions économiques ou Philosophie de la misère [Sistema das contradições econômicas ou Filosofia da miséria], fora publicada em Paris em outubro do ano anterior e, semanas depois, um exemplar chegou-lhe às mãos, enviado por Engels. Desde seu lançamento, Miséria da filosofia tem provocado incômodo por seu implacável tom polêmico, pelo ferino estilo que não poupa diatribes contra um autor que não só era respeitado intelectualmente (por justas razões) como tinha grande influência entre os socialistas franceses. A crítica marxiana, à qual Proudhon nunca respondeu publicamente (embora tenha feito registros amargos e indignados em seus diários e em sua correspondência), pôs fim a uma relação iniciada em Paris em 1844, quando Marx foi recebido por Proudhon em seu apartamento. Os encontros se repetiram até 1845, quando o governo francês obrigou Marx a abandonar o país. Publicada a Miséria da filosofia, os dois jamais voltaram a se falar. A edição traz um novo prefácio de José Paulo Netto, que também assina a tradução revista da obra e texto de orelha do professor João Antonio de Paula, da UFMG.

Teoria Critica E Formacao Do Individuo

Author: JOSE LEON CROCHIK
Publisher: Casa do Psicólogo
ISBN: 9788573965315
Size: 10.42 MB
Format: PDF, Kindle
View: 6568
Download
Os textos reunidos neste livro são resultantes do Colóquio Teoria Crítica e Formação do Indivíduo, realizado no período de 28 a 31 de março de 2005, na PUC-SP. O evento sucedeu o I Encontro Teoria Crítica e Psicologia, realizado no Instituto de Psicologia

Cr Tica Da Filosofia Do Direito De Hegel

Author: Karl Marx
Publisher: Boitempo Editorial
ISBN: 8575591983
Size: 13.66 MB
Format: PDF
View: 102
Download
No seu projeto de publicar toda a obra de Karl Marx no Brasil em edições comentadas com novas traduções feitas diretamente do alemão, a Boitempo lança Crítica da filosofia do direito de Hegel. Com apresentação de Rubens Enderle (tradutor do livro junto com Leonardo de Deus) e notas de Marcelo Backes, o livro traz ainda uma cronobiografia do autor e a introdução ao livro feita pelo próprio Marx, na qual tece uma crítica à religião e à monarquia constitucional alemã. Publicado originalmente em 1843, a Crítica da filosofia do direito de Hegel é um divisor de águas na obra marxiana: marca a transição da chamada fase "juvenil" para a fase adulta e a consolidação dos pressupostos que irão orientar a produção do seu pensamento até sua maturidade. Ao investigar Hegel, Marx associaria definitivamente a compreensão das relações jurídicas na sociedade com as suas condições materiais; o pensar em função do ser e a alienação do povo; o "Estado real" em relação ao Estado moderno que o segrega e o burocratiza na qualidade de "sociedade civil". O autor também repensa o papel da teoria crítica, estabelecendo que esta não se completa apenas no campo teórico das filosofias da religião e da ciência, mas tem um indispensável campo prático na política. Se por um lado visava superar os fundamentos estabelecidos por Hegel para o Estado alemão, por outro visava, através da associação entre a reflexão e a prática, ir além do trabalho teórico de crítica da religião de Feuerbach, uma forte influência neste trabalho. Marx provoca um salto sobre os debates da época em torno da obra de Hegel, para uma visão mais ampla dos fundamentos do direito na Alemanha, seu anacronismo que não permite concessões, suas relações com as classes sociais e com o estágio de desenvolvimento nacional. Uma defesa radical da verdadeira democracia, da máxima generalização do Estado, com a participação de cada cidadão para superar a divisão entre política e sociedade.

Como E Porque Des Ler Os Cl Ssicos Da Biografia

Author: ANDRE LUIS MITIDIERI
Publisher: EDIPUCRS
ISBN: 8574308846
Size: 65.94 MB
Format: PDF, Mobi
View: 4321
Download
'Como e porque (des)ler os clássicos da biografia', de André Luis Mitidieri, tem por objetivo trazer uma contribuição para o conhecimento das formas biográficas e do gênero biográfico.

Intelectuais Em Disputa

Author: Carlos Alberto Lucena
Publisher: Paco Editorial
ISBN: 8581483429
Size: 41.10 MB
Format: PDF, Kindle
View: 5364
Download
Este livro apresenta um reflexão sobre o debate dos intelectuais católicos e liberais no Triângulo Mineiro na década de 1930 e apresenta como mote a imprensa escrita, na investigação do jornal enquanto veículo responsável pelo debate e transmissão das ideias e concepções das classes e grupos sociais a ele vinculadas. Os anos de 1930 até 1940, considerado um dos períodos históricos mais ricos e contraditórios da história do país, apontaram um intenso debate educacional no Brasil. Nossa pesquisa recupera as interpretações da linguística, da história e da filosofia, visando a construção de uma totalidade do seu tempo. Este estudo recupera o conceito de hegemonia proposto por Gramsci para enunciar as disputas intelectuais para esse fim. A percepção após a pesquisa foi que se estabeleceu um debate conservador na região manifesto por intelectuais vinculados à Igreja Católica e aqueles ligados às frações de classe burguesa manifestos na política e na educação. O convite à leitura desta bela obra está feito.