A Odiss Ia De Pen Lope

Author: Margaret Atwood
Publisher: Editora Companhia das Letras
ISBN: 854380292X
Size: 15.93 MB
Format: PDF, Kindle
View: 5357
Download
Um pequeno episódio narrado por Homero serve como base para A odisséia de Penélope, segundo volume da Coleção Mitos. Trata-se da passagem em que Odisseu e seu filho Telêmaco enforcam as doze escravas que se deitavam com os pretendentes ao trono de Ítaca. Esses pretendentes, nobres e príncipes, tinham se aproveitado da longa ausência de Odisseu para se instalar no palácio real e promover banquetes e festas diárias em que as escravas prestavam diversos serviços. Pela suposta traição ao reino, as escravas são enforcadas. O que levou ao enforcamento? Qual era realmente a postura de Penélope? "A versão da Odisséia não se sustenta [...]; o enforcamento das escravas sempre me incomodou, e em A odisséia de Penélope esse incômodo atormenta Penélope", explica Margaret Atwood, que deu às escravas o papel do Coro, chamando a atenção para os questionamentos que surgem de uma leitura atenta da Odisséia. Em A odisséia de Penélope, Margaret Atwood subverte a narrativa original, centrada em Odisseu e suas peripécias, ao longo dos vinte anos em que esteve ausente de Ítaca. A esposa Penélope, personagem emblemática da fidelidade e da obediência feminina, passa a ocupar o centro da história, e a reconta de seu ponto de vista. Dona de uma astúcia comparável à de Odisseu, ela se vale de inúmeros expedientes para sobreviver com dignidade enquanto o marido não retorna. Mas seus pensamentos, desejos e paixões nem sempre são os mais apropriados a uma casta rainha. Para recontar o episódio, Margaret Atwood usou várias fontes - já que a Odisséia de Homero não é a única versão da história -, e criou uma obra ao mesmo tempo muito bem-humorada e reflexiva.

A Resposta De Pen Lope

Author: Maura Voltarelli
Publisher: Clube de Autores
ISBN:
Size: 39.23 MB
Format: PDF, Kindle
View: 2460
Download
O livro reúne alguns contos recentes de minha autoria e outros mais antigos. Narrativas curtas, a primeira delas evoca a figura de Rosa Luxemburgo e de Penélope, da Odisseia, de Homero, em uma referência indireta à clássica personagem de Ulisses, Molly Bloom. Os fatos do cotidiano de uma jovem se cruzam com fragmentos íntimos da vida da revolucionária alemã e também trazem à tona a atitude de Penélope que se entrega ao trabalho sem fim de costurar uma mortalha durante o dia e desmanchá-la durante a noite. O desmanchar é outra figura constante das demais narrativas. Em Quase Morte, a modernização conservadora e o fim da ditadura brasileira são o cenário da história de um pequeno grupo de moradores de um prédio antigo. Em Em Memória, há um convite em devassar as regiões interiores, onde se pode recordar ou não. Em Noite de Maio, um episódio busca representar a sutil passagem da adolescência para a idade adulta, as histórias de uma família do sertão brasileiro aparecem em Buracos de Formiga e, por fim, alguns pequenos contos, espalhados entre os maiores, trazem devaneios existenciais, conflitos, dores, sonhos, momentos de morte e nascimento, e esboçam, ainda que provisória, uma resposta. M.V

O Tapete De Pen Lope

Author: Walter A. Boeger
Publisher: UNESP
ISBN: 8571398917
Size: 79.95 MB
Format: PDF, ePub
View: 6686
Download
Neste livro o autor pretende demonstrar como os diferentes níveis de relacionamentos e associações interespecíficos podem ser moldados pelo processo evolutivo e mesmo influenciar intensamente a evolução do conjunto de espécies que habitam o planeta. O propósito dessa argumentação é auxiliar o leitor a alcançar a conclusão de que o ser humano é apenas mais um componente de um sistema biológico altamente integrado, submetido aos mesmos processos aos quais toda a vida está submetida. Essa compreensão é imprescindível para o entendimento da posição da espécie humana no sistema biológico, como o desenvolvimento tecnológico vem alterando as associações desse sistema e o próprio destino de nossa espécie e do ambiente.

The Odyssey

Author: Roger Payne
Publisher: Edicoes Loyola
ISBN: 9780861127818
Size: 73.80 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 7055
Download

Mem Rias Da Guerra De Troia

Author: Christian Werner
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
ISBN: 9892615018
Size: 66.43 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 7708
Download
O enfoque deste livro sobre a Odisseia de Homero é a forma como as personagens do poema falam do passado, em particular, de um passado significativo para muitas delas, a Guerra de Troia. Falar do passado em um poema homérico implica algumas noções-chave exploradas neste livro: tradição, memória, fama (kleos) e gêneros de discurso. O principal aspecto ligado a todas essas noções é a performance discursiva do falante que constrói o passado para seu interlocutor: o aqui e agora implicado na performance diminui a distância entre passado e presente de uma forma algo homóloga à própria performance do rapsodo que apresentava os poemas homéricos diante de uma plateia na Grécia Arcaica e Clássica.

Odisseia De Homero Segundo Jo O V Tor

Author: Gustavo Piqueira
Publisher: GAIVOTA
ISBN: 8564816806
Size: 58.69 MB
Format: PDF, ePub, Docs
View: 5994
Download
O jovem João Vítor tem apenas uma noite para elaborar uma análise da Odisseia para um trabalho de escola. Só que, por engano, retirou da biblioteca a versão integral do épico de Homero, não a versão "adaptada" à sua idade. O resultado, como é de se prever, não sai dos mais brilhantes. Pelo contrário, trata-se provavelmente da mais amalucada e absurda leitura das aventuras de Ulisses jamais realizada.

As Portas Do Sonho

Author: Adélia Toledo Bezerra de Meneses
Publisher: Atelie Editorial
ISBN: 9788574800967
Size: 20.88 MB
Format: PDF, Kindle
View: 2542
Download
A autora realiza aqui um estudo particular de sonhos da Grécia Antiga, como o de Penélope, na Odisséia, e os da rainha Clitemnestra, nas tragédias de Sófocles e de Ésquilo. As diversas imagens de artefatos de cerâmica, de esculturas e de obras arquitetônicas apresentadas no livro ajudam a compor a análise da autora sobre o papel dos sonhos na compreensão da sociedade grega e, até mesmo, da nossa sociedade.

Historias Que Ouvi Contar

Author:
Publisher: Editora Peirópolis
ISBN: 9788575960325
Size: 34.13 MB
Format: PDF
View: 3984
Download
Estas são histórias que a gente ouve ou já ouviu contar alguma vez. Misturam personagens, enredos, mitos, épocas e lugares diferentes. Histórias vivas, originadas da tradição popular brasileira, da mitologia grega ou de obras clássicas, foram aqui reconta