Agonia Da Noite

Author: Jorge Amado
Publisher: Editora Companhia das Letras
ISBN: 8580862469
Size: 10.57 MB
Format: PDF
View: 4524
Download
O acontecimento crucial do livro é a greve dos estivadores do porto de Santos, que se recusam a embarcar uma carga de café destinada à Espanha num navio alemão, como cortesia de Getúlio Vargas a Franco. Em torno desse evento movem-se os mais diversos personagens, como grevistas, banqueiros, poetas, funcionários públicos corruptos e jovens diplomatas, além de policiais, políticos, jornalistas e militantes comunistas. A ação não se restringe ao palco das docas santistas, deslocando-se às fábricas de São Paulo, aos cassinos do Rio de Janeiro, às selvas do Mato Grosso e aos campos de combate da Espanha - onde se decide o destino da democracia. Escrevendo no início dos anos 1950, durante o segundo governo do presidente Getúlio Vargas (1951-4), Jorge Amado tece com maestria essa teia de personagens e situações, com a verve inflamada de quem se opôs frontalmente à ditadura do Estado Novo, mas também com seu humor e lirismo irresistíveis. A luz no túnel, o terceiro volume da trilogia, será lançado em dezembro e contará com posfácio de Daniel Aarão Reis. Este e-book não contém as imagens presentes na edição impressa.

A Lenta Agonia De Barnabas Bell

Author: Damnus Vobiscum
Publisher: Clube de Autores
ISBN:
Size: 10.60 MB
Format: PDF, Kindle
View: 4689
Download
Escrevo como um sujeito do passado escreveria para um sujeito do futuro. Sou eu o presente, mas não sou mais, e ainda o sou enquanto não sendo. E quando finalmente deixar de ser serei o que ambiciono. É complicado, mas não vergonhoso. Por que deveria eu negar o que sou? Não o negarei, mesmo que seja o contrário do que queira fazer. Não idealizarei nada. Tentarei antes desmistificar uma série de coisas. Eu sou a pedra que rola da ribanceira, ou ao menos tenho tal pretensão. Este livro significa que sou humano. É uma busca. Nela vesti muitas capas: prosador, poeta, filósofo, psicólogo, místico. A sociedade é perfectível. Minha demanda não é pela perfeição individual, mas pela social. Só quando toda a sociedade for um ídolo de ouro maciço poderá haver perfeição individual. Ou seja: minha realização esbarra em todas as utopias já criadas ou a criar.

Jos Bonif Cio De Andrada E Silva

Author: José Bonifácio
Publisher: Editora 34
ISBN: 9788573262582
Size: 62.54 MB
Format: PDF, ePub
View: 382
Download
Apresenta a vida e a obra de José Bonifácio, possibilitando uma visão deste Patriarca da Independência, pensador essencial para formular o cerne da idéia de Nação que os brasileiros teriam. Empregou seus fundamentos para montar uma concepção de nacionalidade onde não houvesse distinção de raça, cor ou credo. Debateu temas que vão desde as possibilidades econômicas da pesca da baleia à mineralogia, da política à civilização dos índios, considerando sempre os princípios de liberdade e de igualdade.