O Processo De Aquisi O De Segunda L Ngua Em Mulheres Em Situa O De C Rcere Pelo Vi S Da Linguagem E Psican Lise

Author: Natália
Publisher: Clube de Autores (managed)
ISBN:
Size: 27.58 MB
Format: PDF, Kindle
View: 690
Download
Aprender uma língua estrangeira é complexo porque solicita, ao mesmo tempo, nossa relação com o saber, com o corpo e com nós mesmos enquanto sujeitos falantes. Além disso, como propõe Revuz (2002), é um processo que convoca as bases de nossa estruturação psíquica e, com elas, aquilo que é, ao mesmo tempo, o instrumento e a matéria dessa estruturação, ou seja, a língua chamada materna. Portanto, toda tentativa para aprender outra língua vem perturbar, questionar, modificar aquilo que está inscrito em nós com as palavras dessa primeira língua. Assim, essas linhas investigam efeitos subjetivos da aquisição de uma língua estrangeira (LE) em mulheres em situação de cárcere. Para tanto, foram realizadas observações no espaço de sala de aula da prisão, envolvendo alunas de língua inglesa que estão inseridas nesta realidade. Esta pesquisa é ancorada nos conceitos da linguística estrutural, aqui representados por Saussure e Jakobson e pelos conceitos freudolacanianos direcionados à questão da linguagem.

Aquisi Ao De Segunda Lingua

Author: Vera Lucia De Oliveira
Publisher:
ISBN: 9788579340932
Size: 12.21 MB
Format: PDF, Mobi
View: 3546
Download
As principais teorias e modelos de aquisição foram desenvolvidos tendo como referência contextos muito diferentes do brasileiro. A maioria dessas pesquisas não leva em conta a aquisição em contextos nos quais o aprendiz tem pouca oportunidade de contato real e efetivo com a segunda língua. Exatamente por falta de teorias mais específicas, a autora resolveu trazer para o contexto brasileiro algumas teorias já existentes, com o propósito de, além de fornecer um panorama das teorias mais conhecidas nessa área de pesquisa, demonstrar que muitos dos pressupostos fazem sentido quando confrontados com histórias reais de aprendizagem de línguas. Este livro dá espaço à voz dos aprendizes por meio de narrativas de aprendizagem apresentadas ao longo de seus capítulos. Elas foram incluídas visando entender a percepção do fenômeno da aquisição pelos aprendizes. Essas narrativas contêm informações que legitimam a aquisição de segunda língua (ASL) como um sistema complexo, pois ao analisá-las, cada qual sob o prisma de uma teoria diferente, percebe-se que cada narrativa oferece evidência dos pressupostos da teoria descrita no capítulo no qual se encontra. Constata-se que nenhuma teoria por si só explica como aprendemos uma segunda língua, mas todas nos ajudam a entender o processo de aquisição. Isso significa que nenhuma das teorias de ASL deve ser descartada, pois cada uma delas explica um aspecto de um todo complexo que caracteriza o fenômeno da aquisição para começarmos a responder à pergunta de como se aprende uma nova língua.

T Picos De Aquisi O E Ensino De L Ngua Estrangeira

Author: Maria Alice Venturi
Publisher: Editora Humanitas
ISBN: 9788577320899
Size: 78.81 MB
Format: PDF
View: 1006
Download
O livro é formado por artigos que apresentam dados de produção, percepção e compreensão de enunciados lingüísticos por parte dos alunos de língua estrangeira, além de tratarem de questões ligadas à cognição humana, na medida em que procura explicar de que

Surdez E Linguagem

Author: Ana Paula Santana
Publisher: Grupo Editorial Summus
ISBN: 9788585689834
Size: 34.93 MB
Format: PDF
View: 4969
Download
Para os pais, ter um filho diagnosticado surdo implica uma série de escolhas. Há de se decidir se ele fará alguma cirurgia, se aprenderá a língua de sinais e a língua oral e ainda se estudará em escola especial ou comum. Nesse momento, surgem vários preconceitos, com a idéia de que o surdo não tem capacidade de se comunicar. Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)lingüísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos.

Forma O De Professores

Author: Mariná Holzmann Ribas
Publisher: Editora UEPG
ISBN: 8586941522
Size: 20.98 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 549
Download
Este livro foi escrito a vinte e seis mãos, por pessoas que têm afinidades e que trabalham por uma mesma causa - a educação. A autora, unida pela preocupação com a qualidade do ensino, procura refletir e discutir algumas possibilidades de formação dos professores que militam na educação básica e que estão sempre em busca de subsídios para melhorar o trabalho que desenvolvem.

Ecoling Stica

Author: Hildo Honório do Couto
Publisher: Thesaurus Editora
ISBN: 9788570626035
Size: 56.16 MB
Format: PDF
View: 4353
Download
Ecolinguística é definida como o estudo das relações entre língua e meio ambiente, o que significa que ela toma conceitos da ecologia biológica para construir suas bases epistemológicas. Os dois passos iniciais são, portanto, verificar- 1- quais são os conceitos ecológicos mais importantes e 2- quais são seus equivalentes nos estudos da linguagem, ou como são aplicados nela, entre eles, os de ecossistema, diversidade, inter-relações e evolução. A ecolinguística encara os fatos da linguagem em sua dinâmica e em suas inter-relações.

Consci Ncia Dos Sons Da L Ngua

Author: Regina Ritter Lamprecht
Publisher: EDIPUCRS
ISBN: 857430851X
Size: 27.28 MB
Format: PDF, Mobi
View: 4181
Download
Este livro apresenta teoria e pesquisa aliadas à prática traduzida em atividades sugeridas para a sala de aula, desde a alfabetização ao ensino de língua estrangeira.