Decl Nio E Queda Do Imp Rio Romano

Author: Edward Gibbon
Publisher: Editora Companhia das Letras
ISBN: 8554512189
Size: 34.75 MB
Format: PDF, Docs
View: 4425
Download
Publicado em seis volumes, entre 1776 e 1778, este clássico da historiografia inglesa abrange um período de treze séculos, do século II à tomada de Constantinopla, em 1453. A edição abreviada de Dero A. Saunders mantém intacta a irresistível ironia de um dos maiores historiadores de todos os tempos. Publicada em seis volumes, entre 1776 e 1778, esta obra, imediatamente reconhecida como clássica e que se tornaria a mais famosa da historiografia inglesa, abrange três grandes períodos: da época de Trajano e dos Antoninos (c. 100 d.C.) à extinção do império romano do Ocidente, com a conquista de Roma por Alarico em 410; do reinado de Justiniano no Oriente ao estabelecimento do Sacro Império Germânico por Carlos Magno; e, por fim, do renascimento do império no Ocidente à tomada de Constantinopla. Abreviada e editada pelo renomado especialista Dero A. Saunders, esta edição aborda principalmente o período inicial, o do progressivo enfraquecimento do império romano no Ocidente. Com isso, o leitor brasileiro tem a oportunidade de acompanhar, na prosa cadenciada de um dos maiores estilistas da literatura inglesa, o "triunfo da barbárie e da religião" sobre as nobres virtudes romanas que Gibbon tanto admirava. E, sempre presente neste modelo de narrativa histórica, a irresistível ironia de Gibbon, exemplificada em sua famosa definição da história como "pouco mais do que o registro dos crimes, loucuras e desventuras da humanidade".

Europ Ische V Lker Im Fr Hen Mittelalter

Author: Patrick J. Geary
Publisher: S. Fischer Verlag
ISBN: 3105620052
Size: 39.18 MB
Format: PDF, ePub, Docs
View: 1723
Download
Die romantische politische Philosophie des 19. Jahrhunderts versuchte, nationale Souveränitätsansprüche möglichst tief in der Geschichte zu verankern. Tatsächlich sind die Völker Europas nicht sonderlich alt: Sie sind vielmehr das Ergebnis ausgedehnter Durchmischungsprozesse, die heute keine historischen Machtansprüche legitimieren können. (Dieser Text bezieht sich auf eine frühere Ausgabe.)

Os Crist Os E A Queda De Roma

Author: Edward Gibbon
Publisher: Editora Companhia das Letras
ISBN: 8580866693
Size: 58.61 MB
Format: PDF, Mobi
View: 1368
Download
Neste esclarecedor excerto de sua obra capital, Declínio e queda do Império Romano, o historiador inglês Edward Gibbon (1737-94) apresenta uma visão precursora sobre o cristianismo primitivo e sua disseminação do Oriente para o Ocidente a partir do século III d. C. A forte expansão dos seguidores de Cristo, antes reduzidos à periferia do império e perseguidos pelo Estado romano, possibilitou a formação de uma verdadeira confederação de repúblicas episcopais, que acabaria por conquistar o poder secular de Roma e extinguir o culto de deuses pagãos. O famoso ensaio, que a coleção Grandes Ideias reapresenta em edição econômica, aponta, entre as causas do fortalecimento da Igreja cristã, a intolerância dos primeiros crentes com os deuses do antigo panteão, rejeição herdada dos judeus; a ferrenha esperança de outra vida após a morte; a grande publicidade dos prodígios e milagres operados pelo novo Deus; a moralidade estrita dos primeiros crentes; e, finalmente, a organização temporal cada vez mais sofisticada dos bispados e congregações. Responsável por um empreendimento intelectual sem precedentes em sua época - o autor teve que lidar com os escassos dados históricos disponíveis -, Gibbon se valeu de grande erudição e do alto teor literário de sua prosa para fazer uma obra que é referência incontornável nos estudos sobre Roma e o início da Idade Média.

Fundamentos De Hist Ria Do Direito

Author: Antonio Carlos Wolkmer
Publisher: Editora del Rey
ISBN: 8573089164
Size: 16.74 MB
Format: PDF, Mobi
View: 4524
Download
Já em quarta edição, esta coletânea preenche o imenso espaço vazio que existe na produção bibliográfica acadêmico-universitária do país. Para recuperar uma verdadeira história, aquela que nem sempre foi escrita, surgiu a proposta desta síntese de investigações jurídicas, direcionada para uma Nova História. A obra é uma renovação crítica da historiografia do Direito, a partir de uma reinterpretação das fontes do passado sob o viés da interdisciplinaridade (social, econômico e político) e de uma reordenação metodológica. A obra ainda conta com um novo Capítulo sobre O Direito Grego Antigo.

Repensando O Imp Rio Romano

Author: Gilvan Ventura da Silva
Publisher: Mauad Editora Ltda
ISBN: 9788574781815
Size: 53.90 MB
Format: PDF, Kindle
View: 660
Download
Este livro reúne textos de especialistas brasileiros no assunto, apresentando reflexões surpreendentes acerca de um dos períodos mais importantes da Antigüidade.

Revista Historiador Especial 1

Author: Marcos
Publisher: Clube de Autores (managed)
ISBN:
Size: 18.53 MB
Format: PDF, Mobi
View: 1086
Download
Revista especial com os melhores artigos de História Antiga e Medieval produzidos por acadêmicos das áreas de História e Literatura do Rio Grande do Sul.