Ensaio Sobre A Cegueira O Livro E O Filme

Author: Nicole Bandke
Publisher: GRIN Verlag
ISBN: 3640881230
Size: 31.12 MB
Format: PDF, ePub, Docs
View: 7060
Download
Seminar paper from the year 2011 in the subject Romance Languages - Portuguese Studies, grade: 1,3, University of Heidelberg (Seminar fur Ubersetzen und Dolmetschen), course: "Ensaio sobre a Cegueira" de Jose Saramago, language: Portugues, abstract: Este trabalho tem como objectivo a comparacao entre o romance Ensaio sobre a Cegueira do premio nobel Jose Saramago e o homonimo filme realizado por Fernando Meirelles."

Ensaio Sobre A Cegueira

Author: José Saramago
Publisher:
ISBN:
Size: 36.57 MB
Format: PDF, Mobi
View: 5573
Download
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma 'cegueira branca' que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.

A Coisa Perdida

Author: Aurora Fornoni Bernardini
Publisher:
ISBN: 9788571644953
Size: 47.65 MB
Format: PDF, Docs
View: 1988
Download

Ensaio Sobre A Cegueira

Author: SARAMAGO JOSE
Publisher: Leya
ISBN: 9722122339
Size: 72.21 MB
Format: PDF, ePub
View: 3365
Download
«Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como «um rastilho de pólvora». Uma cegueira colectiva. Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica.» (Diário de Notícias, 9 de Outubro de 1998)

O Ins Lito E A Desumaniza O Em

Author: Eliane de Alcântara Teixeira
Publisher:
ISBN:
Size: 58.22 MB
Format: PDF
View: 963
Download
Esta dissertação trata de Ensaio sobre a Cegueira (publicado em 1995), de José Saramago, o mais importante escritor português da atualidade. O romance, que pertence ao gênero do fantástico, mostra suas personagens vivendo uma situação inusitada, em que quase todas elas são acometidas pela cegueira física. Tendo por base esta ocorrência insólita, estudaremos dois aspectos fundamentais na obra de Saramago: sua escolha pelo fantástico e sua tentativa de resgatar o ser humano, que vive nummundo desumanizado, devido às condições sociais iníquas.

Das Letras S Telas A Tradu O Intersemi Tica De Ensaio Sobre A Cegueira

Author: Cleomar Pinheiro Sotta
Publisher: SciELO - Editora UNESP
ISBN: 8579837103
Size: 26.41 MB
Format: PDF, ePub
View: 2910
Download
Este estudo crítico apresenta uma leitura comparada entre o romance Ensaio sobre a cegueira (1995), do escritor português José Saramago, e sua adaptação cinematográfica,Blindness (2008), dirigida pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. A narrativa de Saramago, tomada como ponto de partida, é analisada à luz das categorias de imagens estabelecidas por Northrop Frye: demoníacas, apocalípticas e analógicas. Em seguida, considerando-se que a literatura e o cinema, apesar de traços comuns, são sistemas semióticos distintos, verifica-se o tratamento que as imagens do livro receberam em sua adaptação cinematográfica, observando aproximações e contrastes existentes entre a narrativa e o filme.

Die Stadt Der Blinden

Author: José Saramago
Publisher: Hoffmann und Campe
ISBN: 3455812775
Size: 43.75 MB
Format: PDF, Docs
View: 4705
Download
In einer namenlosen Stadt erblinden aus unerfindlichen Gründen immer mehr Menschen. Schon nach kurzer Zeit nimmt dieses Phänomen die Ausmaße einer Epidemie an. Panik macht sich breit, und der Staat greift zu drastischen Mitteln. Er interniert die Erblindeten und überlässt sie sich selbst - mit fatalen Folgen. Der portugiesische Nobelpreisträger stellt in seinem Roman die Frage nach Gut und Böse und was sich hinter der kultivierten Fassade der westlichen Gesellschaft verbirgt.

A Tessitura Do Avesso

Author: Maria José Moreira Ferreira França
Publisher:
ISBN:
Size: 62.30 MB
Format: PDF, ePub
View: 1818
Download
O objetivo deste trabalho é o de estudar os três romances de José Saramago - Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes e A Caverna - sua trilogia do fim do milênio, na linha da sátira menipéia proposta por Mikhail Bakhtin e Northrop Frye. Considerando que os outros romances de Saramago, desde Levantado do chão, podem ser inseridos nessa linha, acrescentamos um capítulo sobre o "cão" que parece confirmar essa abordagem. Há, também, um resumo das considerações de Fredric Jameson sobre os dois teóricos, Bakhtin e Frye. As propostas de Jameson serão utilizadas sobretudo na análise do último romance, A Caverna. A trilogia opõe à cegueira e à passividade a força do ato de criação, através da palavra que perdura.

Saramago

Author: Eduardo Calbucci
Publisher: Atelie Editorial
ISBN: 9788585851897
Size: 48.43 MB
Format: PDF
View: 2939
Download
A obra destina-se sobretudo aos leitores que se aproximam do universo romanesco de José Saramago. Todavia, será igualmente útil àqueles que já o leram mas carecem ainda de orientação metódica para seu entendimento. Escrita bem antes da consagração pelo Prêmio Nobel, esta obra possui a virtude de introduzir o leitor no civilizado hábito de discutir as coisas que aprecia.

Nova Posicao Da Fic Ao Na Pos Modernidade E A

Author: LEONARDO SCHABBACH
Publisher: biblioteca24horas
ISBN: 857893220X
Size: 19.55 MB
Format: PDF, Mobi
View: 2033
Download
Esta obra pretende mostrar como a mídia se tornou um lugar de verdade e de poder por intermédio de uma nova forma de se perceber a ficção surgida na pós-modernidade. Hoje, a ficção possui um enorme espaço dentro da cultura social ? especialmente por causa dos novos dispositivos tecnológicos, chamados de ?mídia?, que permeiam a vida dos indivíduos em quase todos os momentos, tornando-se algo como um quarto âmbito existencial, um bios midiático, como indica Muniz Sodré. A partir do momento em que os fundamentos são colocados em cheque e a própria realidade ? segundo Jean Baudrillard ? é percebida como um simulacro, a ficção passa a ser considerada algo de mesma substância que o real e, cada vez mais, confunde-se com ele, gerando as suas próprias realidades simuladas. Neste contexto, surge uma nova ficção ? uma ficção produtora de verdades ? que passa a ser o lugar em que se formam a consciência, as identidades e as relações sociais e de poder. A mídia, por ser quem cria, divulga e edita esta ficção, por ser o lugar no qual esta ficção se aplica fisicamente, também adquire estas características. Ela passa, portanto, a ser este lugar de verdade no mundo pós-moderno e se configura como um meio de grande influência na formação das identidades e das relações de poder.