Essencial Sociologia

Author: Émile Durkheim
Publisher: Editora Companhia das Letras
ISBN: 8580868548
Size: 40.94 MB
Format: PDF, Docs
View: 1371
Download
A sociologia representa, como poucas áreas do conhecimento, a autoconsciência "científica" da modernidade. Tendo nascido para explicar as radicais transformações que vinham formando o mundo do século XIX, ela se tornou o referencial por excelência para a compreensão da sociedade e de suas mudanças desde então. O êxito da disciplina deve-se à capacidade de destacar, do inesgotável leque de elementos da realidade, dimensões e conceitos de significado crucial, tais como vida, processo e ação social. Coube aos clássicos da sociologia, reunidos nesta coletânea, formular uma gramática da vida em sociedade, que se presta tanto à especialidade acadêmica quanto ao conhecimento geral presente em diversas áreas profissionais, como direito, ciências biomédicas e educação, entre outras. A presente edição mitiga a ideia de uma tríade de pais fundadores em favor de uma maior pluralidade dos clássicos, com a inclusão de Georg Simmel ao lado de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Também foram selecionados textos ainda pouco incorporados aos programas introdutórios da disciplina, além de outros já consagrados, alguns em novas traduções.

Ateli Do Pensamento Social Pr Ticas E Textualidades Pensando A Pesquisa E A Publica O Em Ci Ncias Sociais

Author: Claudio Costa Pinheiro
Publisher: Editora FGV
ISBN: 852251769X
Size: 69.58 MB
Format: PDF, Mobi
View: 6969
Download
O Ateliê do Pensamento Social é uma iniciativa de jovens e promissores intelectuais comprometidos com a formação de outros jovens, e quem sabe, também promissores, nos trajetos da pesquisa e da formação de cientistas sociais em tempos de profunda alteração nos parâmetros de interação.O presente livro se refere à quarta edição do Ateliê do Pensamento Social, da FGV, iniciativa que tem o objetivo de debater trajetórias e métodos de pesquisas que lidam com temas ligados ao pensamento social, como história intelectual, pesquisas com periódicos, autores e manuscritos, circulação de ideias e teorias.

O Conceito Da Compreens O Na Sociologia De Max Weber

Author: Hans-Richard Jahke
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press
ISBN: 989260749X
Size: 27.19 MB
Format: PDF, Kindle
View: 1311
Download
O presente trabalho tem o objectivo de uma revisão do conceito da compreensão na Sociologia de Max Weber, no âmbito de um projecto de investigação sobre o problema da compreensão intersubjectiva na perspectiva de Alfred Schütz e George Herbert Mead. A partir de uma análise das raízes da metodologia de Max Weber no Vitalismo Alemão e na Escola Neo-Kantiana, procura definir-se a compreensão como um método sociológico adequado ao estudo dos fenómenos sociais na sua individualidade que proporciona uma identificação do contexto significativo de uma acção através da confrontação com um tipo ideal. A explicação sociológica, segundo Max Weber, não segue o modelo de uma ciência nomotética nem se confunde com uma capacidade de empatia com os fenómenos observados. Assinala-se uma substancial diferença na concepção e utilização do tipo ideal, que na Sociologia de Max Weber acentua e aproveita a diferença entre sentido subjectivo e sentido objectivo para revelar o contexto significativo da acção na sua individualidade, enquanto Alfred Schütz dissolve esta diferença na tentativa de compreender uma acção concreta como exemplo do comportamento de um modelo de agente.

Experi Ncia E Hermen Utica Pentecostal

Author: David Mesquiati de Oliveira & Kenner R. C. Terra
Publisher: CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
ISBN: 8526318616
Size: 74.62 MB
Format: PDF, Kindle
View: 2650
Download
Partindo do princípio de que uma teologia inteiramente pentecostal ainda se encontra em construção, Mesquiati e Kenner tratam nesta obra do binômio experiência e hermenêutica como ponto de partida para o desenvolvimento desta teologia. Nesta obra de grande rigor acadêmico, os autores propõem um discurso teológico que privilegia a experiência como lugar central da tradição teológica pentecostal.

Para Ler Ferdinand Tonnies

Author: Orlando de Miranda
Publisher: EdUSP
ISBN: 9788531402739
Size: 49.57 MB
Format: PDF, Docs
View: 1252
Download
Este livro apresenta textos selecionados de Comunidade e Sociedade de Ferdinand Tönnies, clássico da sociologia. Traz um conjunto de análises que se destina, de um lado, a introduzir a leitura pela interpretação teórica e metodológica corrente, e, de outro, a apontar as vertentes atuais pelas quais a teoria tönniesiana pode ser explorada. Desta forma, o livro engloba textos introdutórios e analíticos de autores tradicionais (Durkheim e Lukács) e modernos (Valério Merlo, Donald A. Nielsen e outros) que contribuem para enriquecer a discussão e reinterpretação da obra de Ferdinand Tönnies.Orlando de Miranda é professor de Sociologia na FFLCH-USP.

O Essencial Sobre O Capital Social

Author: JORGE ALMEIDA
Publisher: Leya
ISBN: 972272049X
Size: 75.80 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 1164
Download
A ideia de Capital Social parte da constatação óbvia que as nossas relações interpessoais contam, que a forma de nos associarmos, com quem, onde e para quê, tem uma influência decisiva na nossa vida, na vida da nossa comunidade e de forma agregada na nossa sociedade. Intuitivamente percebemos que uma sociedade atomizada [...] não pode funcionar tão bem como outra sociedade em que os cidadãos desenvolvem laços comunitários, participam na vida pública, e se associam para os mais diversos fins desde os desportivos e recreativos, aos sindicais ou políticos. O conceito de Capital Social veio dar uma formulação exata e científica a esta perceção.

Conversas Com Soci Logos Brasileiros

Author: Elide Rugai Bastos
Publisher: Editora 34
ISBN: 9788573263619
Size: 64.78 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 4393
Download
Em 'Conversas com sociólogos brasileiros', vinte e um dos principais expoentes das Ciências Sociais brasileiras narram suas trajetórias de vida pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que discutem problemas fundamentais da teoria e prática sociológica no Brasil e no mundo. A importância central de Florestan Fernandes, seguido por Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, que inauguraram os estudos sociológicos na Universidade de São Paulo, a fundação do Cebrap e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação nas várias instituições de ensino do país são alguns dos tópicos que perpassam quase todas as entrevistas. A ditadura militar implantada em 1964 é também tema recorrente, uma vez que marca de forma indelével os destinos de praticamente todas as gerações de intelectuais aqui reunidos. Dos estudos fundadores, preocupados com a questão da identidade nacional e com a sistematização da disciplina como ciência, até as linhas mais recentes de análise microssociológica, os depoimentos deste livro abordam as origens, a evolução e as atuais tendências da sociologia brasileira, compondo um painel de grande interesse para todos os que se interessam pela história e pelos rumos do país. Os entrevistados são - Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, Juarez Brandão Lopes, Gabriel Cohn, José de Souza Martins, Luiz Werneck Vianna, José Carlos Durand, Benicio Viero Schmidt, Sergio Miceli, Elisa Reis, Brasilio Sallum Jr., Reginaldo Prandi, Renato Ortiz, Glaucia Villas Bôas, Maria Arminda do Nascimento Arruda, José Vicente Tavares dos Santos, César Barreira, Ricardo Benzaquen de Araújo, Ricardo Abramovay e Ricardo Antunes.