Geografia De Dona Benta

Author: Monteiro Lobato
Publisher: Globo Livros
ISBN: 8525055212
Size: 55.44 MB
Format: PDF
View: 1823
Download
Em 1935, quando Geografia de Dona Benta foi publicado pela primeira vez, Lobato e a sua turma do Sítio do Picapau Amarelo viviam em um mundo diferente do que o que conhecemos hoje. A população mundial e o número de países eram menores, o rádio era o principal veículo de comunicação e a maneira de viver era outra. Antes mesmo de o homem pisar na Lua, em 1969, Lobato já havia levado Emília e companhia para observar o mundo de lá e, a partir daí, explorar cada pedacinho do planeta Terra. No início da década de 1930, os temas escolares passaram a fazer parte de alguns livros da obra infantil de Monteiro Lobato. O autor acreditava que era possível apresentar os conteúdos didáticos de forma agradável e de uma maneira fácil de ser compreendida. Em seus textos, investia na formação de leitores críticos e mostrava a realidade dos fatos. Geografia de Dona Benta é um bom exemplo disso. Nesse livro, Lobato apresenta os estados, países, continentes, habitantes, costumes e como as pessoas se organizam em seus territórios, mas também fala sobre as guerras que aconteceram, as atitudes dominadores dos líderes de algumas nações e as disputas pelo poder. Essa maneira democrática de escrever para crianças nada tinha a ver com a linha adotada pelas escolas dos anos 1930. Nessa época, a pedagogia escolar não estimulava o diálogo com a criança, trabalhava com a repetição dos conteúdos. Mas Lobato defendia que a inteligência das crianças funciona melhor quando guiada pela imaginação e emGeografia de Dona Benta ele leva Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde, Dona Benta, Tia Nastácia e Quindim a bordo de um navio de faz-de-conta. Esse navio imaginário e uma luneta superpotente igualmente imaginária são recursos suficientes para o pessoal do Sítio desbravar o mundo e conduzir o leitor a uma viagem divertida, cheia de aventuras e aprendizagem sobre a geografia do nosso planeta. Nesta nova edição lançada pela Globinho, o texto original do autor foi mantido, passando por atualização ortográfica. A obra também ganhou comentários complementares redigidos por geógrafos que explicam e atualizam as informações fornecidas por Lobato em 1935. O livro traz ainda um conjunto de mapas para que o leitor localize as regiões citadas no texto e possa perceber as transformações no espaço geográfico. Ao traçar um panorama da década de 1930 e os dias atuais, a nova edição da obra destaca o dinamismo que o mundo desenvolveu em menos de um século. Os países se transformam, territórios são divididos, a população cresce, as trocas comerciais se intensificam, as preocupações ambientais ganham força e o mundo, apesar de enorme, parece pequeno diante da capacidade dos meios de comunicação de conectar e aproximar as pessoas. A narrativa descontraída e ao mesmo tempo informativa de Lobato, que leva o leitor a conhecer fatos reais do mundo de forma lúdica e encantadora, é ilustrada por Roberto Fukue.

Author:
Publisher: Springer-Verlag
ISBN: 3476035476
Size: 58.86 MB
Format: PDF, Docs
View: 5108
Download

A Chave Do Tamanho

Author: Monteiro Lobato
Publisher: Globo Livros
ISBN: 8525004456
Size: 18.38 MB
Format: PDF, Docs
View: 3297
Download
Numa época em que os adultos não costumavam conversar assuntos sérios com as crianças, Lobato fala sobre a guerra com o público infantil neste livro que se tornou um de seus grandes sucessos. Nessa história, Dona Benta e a Turma do Sítio do Picapau Amarelo estão muito preocupados com as notícias que chegam pelo rádio e pelos jornais e relatam os bombardeios e as mortes causadas pela segunda guerra mundial. Escondida de todos, Emília resolve dar um jeito na situação e depois sai pelo mundo enfrentando perigos e fazendo descobertas.

O Dia Em Que Conheci Vov

Author: JoÃo JosÉ Da Costa
Publisher: Clube de Autores
ISBN:
Size: 59.89 MB
Format: PDF, Docs
View: 860
Download
O livro conta a história de Cacá e o dia em que parou para olhar e ouvir o seu avô e descobrir verdadeiros tesouros de valores e histórias resgatadas do seu rico passado. A partir deste momento, nasceu uma nova relação de amizade e amor entre ambos, através de um novo e mágico conhecimento da alma e sentimentos humanos. Revivendo o seu passado, sua história profissional e suas brincadeiras de criança, o avô de Cacá revive no neto a sua infância e rejuvenesce em sua velhice.

Ser Es De Dona Benta

Author: Monteiro Lobato
Publisher: Globo Livros
ISBN: 8525057282
Size: 44.76 MB
Format: PDF, Kindle
View: 1996
Download
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor brasileiro a respeitar a inteligência e a curiosidade intelectual das crianças. Como não subestimava os pequenos, não hesitava em informar por meio da literatura, oferecendo ao leitor uma nova maneira de conhecer o mundo. Serões de Dona Benta, que acaba de ser lançado pela Globinho, é um delicioso exemplo da habilidade do autor em abordar temas complexos de maneira divertida. No livro, depois de perceber certa mudança nas crianças desde a abertura do primeiro poço de petróleo no Brasil – episódio narrado no livro O poço do Visconde –, Dona Benta resolve ensinar física, geografia e astronomia para Pedrinho, Narizinho e Emília. Eles tinham aprendido um pouco de geologia e queriam mais, estavam ansiosos por “saber tudo quanto há no mundo”. Ao longo da narrativa, Dona Benta fala de assuntos ligados à ciência de maneira, simples, direta e dinâmica. Usa acontecimentos do cotidiano, experiências e curiosidades como ponto de partida para as aulas. Uma lufada de vento que entra pela janela da sala, por exemplo, se torna o gancho perfeito para uma conversa sobre o ar. Monteiro Lobato cria metáforas engraçadas, usa diálogos para desenvolver o conteúdo científico e valoriza a participação das crianças na construção do conhecimento. As observações e questionamentos dos garotos – junto com as maluquices de Emília – deixam as aulas de Dona Benta ainda mais dinâmicas e divertidas. Além disso, os 22 capítulos do livro são encadeados de maneira a facilitar o aprendizado e, muitas vezes, o mesmo assunto é divido em mais de um capítulo para não cansar o leitor. Lançada pela primeira vez em 1937, a obra é um reflexo da preocupação de Lobato com a educação e de sua visão revolucionária sobre pedagogia. Além disso, apresenta algumas ideias bastante avançadas para a época, e que só se tornaram realidade muito tempo depois da morte do autor, como a viagem pela estratosfera, a clonagem ou o uso da força das marés como fonte da energia renovável. Apesar dos quase 80 anos transcorridos desde sua primeira publicação, o livro continua atual e pode ser uma valiosa ferramenta para professores e alunos. A edição atual foi complementada com comentários que atualizam os conteúdos científicos e apontam as mudanças que aconteceram na década de 1940 até os dias de hoje. Outra novidade dessa recente edição são os dois anexos no final do livro: um breve histórico da evolução dos modelos atômicos e uma classificação periódica dos elementos. Como diz Tatiana Belinky no texto de orelha do livro, com sua linguagem “clara como água do pote”, sem nenhum “cientifiquês”, Serões de Dona Benta vale por toda uma biblioteca.