As Borboletas S O Eternas

Author: Edison de Cezar Philippi
Publisher:
ISBN: 9788571141582
Size: 41.15 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
View: 1115
Download
O autor fala à sua filha adolescente sobre a existência de 11 sexos nos seres humanos. Discorre sobre sexualidade, sensualidade, amor, prazer, homens, mulheres, psicologia, medicina, felicidade, casamento, filhos, costumes, religião, moral e ética, tudo numa linguagem simples e acessível para jovens e não tão jovens pais, mães, filhos e filhas.

Mobilidade Social

Author: Márcio Azevedo
Publisher: Editora Livrus
ISBN: 858360259X
Size: 41.72 MB
Format: PDF
View: 7691
Download
“Mobilidade Social em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Senhora, de José de Alencar” é o resultado de minha pesquisa de mestrado, defendido na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em abril de 2015. O desafio deste trabalho é aproximar autores tão distintos em seus estilos de escrita, porém, perfeitamente aproximáveis quanto às similaridades que se encontram nas duas obras em questão, como as abordagens a respeito da condição da mulher na sociedade patriarcal, o casamento entre pessoas de classes sociais distintas, o que tornava possível a mobilidade social de um status de pobreza à riqueza. Outro aspecto relevante na comparação dos livros, diz respeito aos casais protagonistas. Darcy e Elizabeth Bennet, na trama de Austen, além de Fernando Seixas e Aurélia Camargo, no romance de Alencar, que nos convidam a entrar em um universo de desencontros e dissabores até o desenlace do final feliz.

Ressonancias Bion Em Sao Paulo

Author: MARIA OLYMPIA DE A. F. FRANCA
Publisher: Casa do Psicólogo
ISBN: 9788573963304
Size: 17.44 MB
Format: PDF, Docs
View: 2640
Download
Os textos reunidos no presente livro são frutos do encontro 'Bion em São Paulo; Ressonância', de novembro de 1996.

Sexualidades E Sa De

Author: Claudia Feio Lima
Publisher: Editora Bonecker
ISBN: 8593479162
Size: 63.24 MB
Format: PDF, ePub
View: 2125
Download
No mundo contemporâneo discutir sobre os conceitos de Sexualidade, suas multiplicidades e o seu exercício ainda é um tabu. Em diversas etapas da vida humana, a sexualidade emerge como uma pauta importante e variada no cotidiano das pessoas e no modo de vivenciá-la, de acordo com a situação de saúde dos indivíduos. Uma vez que a questão da Sexualidade se torna mais frequente no contato entre as pessoas e os profissionais de saúde, não há como discutir ou exercer o cuidado ampliado, se não for conferida à temática a devida importância e sensibilidade por ela requerida. Para isso, é necessário ir além dos limites da discussão, a partir de teorias puramente biológicas e binárias, para agregar à discussão peculiaridades, subjetividades e fatores psicossociais individuais e coletivos.

Subjetividade Gest O E Cuidado Em Sa De

Author: Creuza da Silva Azevedo
Publisher: SciELO - Editora FIOCRUZ
ISBN: 8575415352
Size: 24.29 MB
Format: PDF, Kindle
View: 3606
Download
Os valores dominantes na atualidade – onde os laços sociais se enfraquecem e o domínio privado recrudesce em detrimento do público – parecem seguir na contramão dos princípios da Reforma Sanitária, o que coloca um imenso desafio para o campo da saúde coletiva. Para fazer face a esse processo em curso de descuido com as pessoas e valorização exagerada da racionalidade, autores propõem uma abordagem diferenciada de pesquisa e intervenção, apresentada neste livro. Trata-se de um caminho de investigação que vem sendo trilhado pelas organizadoras da coletânea e que articula três eixos: a abordagem da psicossociologia francesa sobre as organizações e a sociedade (de Eugène Enriquez e André Lévy); a teoria psicanalítica sobre os processos intersubjetivos e grupais (de René Kaës); e a psicodinâmica do trabalho (de Christophe Dejours). O livro está dividido em duas partes. A primeira traz uma discussão teórico-conceitual e se encerra com a exposição de bases metodológicas para a abordagem proposta. Analisam-se as possibilidades de mudança no cuidado e na gestão, pautadas pela valorização da subjetividade, pela capacidade de escuta, pelos espaços de diálogo e troca e pela inventividade no cotidiano do trabalho. Já a segunda parte reúne estudos empíricos e exemplos de intervenções. São pesquisas e/ou ações em hospitais, em serviços de atenção psicossocial, em uma unidade de saúde da família e em um serviço especializado de oncologia pediátrica, além de uma intervenção clínica psicossociológica em um curso de gestão da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).